Os Magníficos Preto Velhos
Por: Ryath (Inspirado espiritualmente e pesquisado)

Os Pretos e  Pretas Velhas são considerados entidades de extremo poder dentro da Umbanda, e  são seres muito, muito, muito evoluídos espiritualmente, que seus conselhos  chega comumente a impressionar. 
                São seres  extremamente carinhos, pacientes, calmos e ajudam no autoconhecimento, mas  cobram disciplina. 

                No mundo  espiritual as entidades que são tema deste texto, elas têm o trabalho de ajudar  crianças que desencarnaram antes de seus pais, ou de animais, como cachorros e  gatos que viveram com humanos, mas estão sem seus donos no Plano Espiritual,  atuam também cuidam dos espíritos que desencarnaram, mas não aceitam isso. 
              Essas  entidades tem um conhecimento muito profundo sobre os Divinos Orixás, e  trabalham na irradiação de Omulu, Obaluaiê e Nanã, Orixás da evolução e do fim  das criações que não são mais uteis, ou são desequilibradas ou negativas. 

                São um tipo  de entidades muito ligadas ao Catolicismo, utilizando rezas e o rosário dessa  religião Cristã, pois muitos viveram na época da escravidão, onde essa religião  era ensinada a eles. 
                Então  podemos dizer que muitos anciões da Umbanda, tem formação Cristã.

                Em comum com  o preto velho, esses três Orixás em que trabalham sua irradiação, também são  muito velhos, e é por isso a idade avançada.
                A velhice  representa a sabedoria, que é uma qualidade da evolução.
                Evoluir é  sair de um nível mais baixo e ir para outro mais alto, assim como sair de um  ponto pior e ir para outro melhor. 
                A magia de  Preto Velho é chamada de Mironga, são poderosas pelo grau de evolução desses  espíritos. São técnicas milenares. 
                Essas  entidades maravilhosas fazem benzimentos, outros tipos de rezas, utilizam o  rosário como instrumento de trabalho e indicam banhos que são muito utilizados  na Umbanda, com ervas. 
                Utilizam  muitas ervas como o manjericão, o alecrim, espada de Ogum, arruda e guiné. Isso  é uma atividade magistica e espiritual. 
                São  entidades de muita humildade e sabedoria, cujos conselhos são ensinar a superar  nossos desafios com muita fé e esperança. 
                Muitas  entidades do tipo Pretos Velhos soram escravos, mas muitas não foram, são  apenas espíritos que se apresentam de forma muito humilde e tem como  especialidade a cura emocional. 
                Também  ajudam em questões de saúde, emprego e união familiar.
                Utilizam o  fumo, não para o vício, pois isso não existe para eles, mas sim para levar sua  energia ao consulente, principalmente em passes espirituais. 
                Eles não  tragam o fumo, não engolem a fumaça, deixam apenas na boca e sobram enviando  suas energias juntas, pois a energia desses seres elevadíssimos é muito sutil e  não atinge quem está na matéria, então precisam desses recursos para densificar,  tornar densa, mas sem negativas, mantendo toda a positividade da energia para  atingir o encarnado, que diferente da entidade, vive em um mundo com uma  diferença gigantesca de compactação. 
                Compactação  é densidade, pois quanto mais energia ocupa um local, mais densa ela fica, pois  existe muito dela em um pequeno espaço. E assim é nosso mundo material. 
                Já o astral  é menos denso, e o celestial, que é onde vivem geralmente os mentores que se  apresentam na Umbanda, é muito mais sutil ainda.   
                A ação do  fumo limpam e purificam energeticamente o consulente, os médiuns e o ambiente. 
                Já o café,  que é outro elemento utilizado pela entidade tipo Preto Velho, serve para  movimentar positivamente a vida das pessoas. 
Você também pode se interessar por:
O que não é e o que é o Nirvana
Lidando com o Ego para Achar seu Eu Verdadeiro
Ensinamentos em Vídeos
Nosso Grupo do Face